Hundertwasser: Além da armação e reta
display
No coração da Viena arrumada e puritana, há um edifício em nítido contraste com o caráter conservador e urbano da capital austríaca. É sobre a Casa Hundertwasser, que é interessante e provocativa como seu autor – o pintor austríaco, escultor e arquiteto Friedensreich. Hundertwasser é.
“Escandaloso”, “excêntrico”, “único” – isto é apenas uma pequena parte das disposições do autor original. Sua vida é como um filme surrealista em que nome de nascimento mudança para (seu nome original era Friedrich Stowasser), Location (da Áustria, pela Itália e pela França, Marrocos, Tunísia, Gibraltar para a Nova Zelândia), criando uma Architekturpfilosophie inovador, ideias ambientais fanáticos, entre outros entrelaçam. Seu retrato global poderia ser uma lista variada de suas esquisitices, incluindo: que o animal de estimação de Hundertwasser, um parafuso foi que Hundertwasser não passar a ferro suas roupas … Ele é divertido dois meias diferente (Aqui você pode ver alguns outros animais de estimação exóticos de amigos.) e às vezes ele parecia nu na frente de uma platéia. Mas você não iria perder que Hundertwasser foi um verdadeiro humanista e uma vida trabalhando na idéia de harmonia entre o homem eo meio ambiente.
O Hundertwasserhaus é de propriedade da comunidade vienense e foi construído de 1983 a 1985, sem desenhos preliminares dos arquitetos Josef Krawina e Peter Pelikan. A área total do complexo é de 3556m2. Existem cinquenta apartamentos com espaço de 36 a 150m2, cinco lojas, uma sala de consulta e trinta e sete garagens. O Hundertwasserhaus tem dezenove terraços cuja área total é de mais de cem metros2, Conservatório, a 90m2 é colocado e tem dois playgrounds. Os contornos assimétricos, as placas cerâmicas e as paredes irregulares são o principal componente da decoração. Os pisos são impraticáveis, ondulados, cobertos de pedras coloridas. Segundo Hundertwasser, a arquitetura planejada não é arte, mas as espirais e as curvas são a arte real.
“O que você precisa para ser feliz – dar passos para frente e passos para trás. Um movimento ininterrupto. Minha arte é tão diversa porque é vegetativa “, explica o artista excêntrico.
A flora verde fresca está em toda parte em Hundertwasserhaus – não só o telhado é coberto com 900 toneladas de terra e grama, mas também grandes galhos e árvores florescentes dos quartos se apagam. O edifício não tem as mesmas janelas e você as limpa com a ajuda de elevadores somente à noite no trânsito parado.
“A maioria das pessoas pensa que as casas são feitas de paredes. . Mas eu acho que as janelas são os mais importantes porque eles dão a casa um rosto “diz Hundertwasser e acrescenta:” Mesmo se você vive sob um telhado de estrangeiro, é um cometido algum de sua individualidade Sinta-se atrás de licença. Quando ele aparece na janela, você tem que pintar tudo que você pode alcançar com a mão em rosa. Deve ficar claro para os transeuntes que uma personalidade mora lá ”.
Na verdade, Hundertwasser não recebe nenhum dinheiro para o projeto do prédio e diz que é o suficiente para ele que ele previu o crescimento de algo feio neste lugar. E apesar da relação contraditória dos vienenses com o edifício, é uma das atrações turísticas mais procuradas da capital austríaca.
Outro lugar em Viena merece reconhecimento, que foi decorado por Hundertwasser – o Müllverarbetungsanlage. Não só as paredes são em cores brilhantes, mas a chaminé também é pintada com imagens coloridas de Hundertwasser.
Hundertwasser deixa para trás muitos projetos semelhantes de vilas, escolas e edifícios corporativos em Hochland, Alemanha, Itália, Nova Zelândia. Seu grande projeto na aldeia de Blumau é um símbolo de harmonia entre o homem e a natureza. Os telhados estão cobertos de grama. Hundertwasser é um conservacionista, e convence que sua musa é a natureza e ele ficaria feliz se as pessoas o chamam de “mago da natureza”.
Hundertwasser morreu de ataque cardíaco a bordo da rainha Elizabeth II a caminho da Nova Zelândia, aos 71 anos de idade. Ele foi enterrado em sua propriedade na Nova Zelândia, onde 300.000 árvores foram plantadas. Hundertwasser queria apenas que uma árvore prosperasse em seu túmulo.
A arquitetura de Hundertwasser
edifício
The Hundertwasserhaus